Metodologia
O saber pressupõe uma intencionalidade, ou seja, não há busca de saber sem finalidade. Dessa forma, o método é, sempre, a ferramenta para a execução dessa intencionalidade; como ferramenta, o método é uma escolha e, como escolha, não é nunca neutro.
Portanto, o conhecimento nos mostra que, em nossa busca, chegamos a um enfoque, um ponto de vista, uma determinada interpretação da realidade.
Qual das alternativas abaixo não pode ser considerada verdadeira em relação ao conhecimento? a.
O conhecimento é fruto da convenção, isto é, de acordos circunstanciais que não necessariamente representam a única possibilidade de interpretação da realidade. b.
O conhecimento é resultado de processo e este não está isento de equívocos, isto é, não fica imune aos embaraços que o próprio ato de investigar a realidade acarreta. c.
Todo e qualquer conhecimento é realizado dentro de determinados tempos e espaços; é efetuado por sujeitos determinados e com objetivos determinados. d.
O conhecimento é algo acabado, pronto, encerrado em si mesmo, sem conexão com sua produção histórica. e.
Nenhum conhecimento é definitivo, bem como, nenhum resultado é exaustivo, por esta razão, o conhecimento sempre é histórico.
RESPOSTA CERTA: D
PERGUNTA 2
Leia a reflexão de Luna (2005, p. 26-27) sobre o planejamento da pesquisa e assinale a alternativa correta:
Uma das principais dificuldades com que se defronta quem quer se disponha a discorrer sobre o processo envolvido no planejamento da pesquisa diz respeito à inevitável peculiaridade de cada projeto, decorrente da necessidade, por exemplo, de ajustá-lo ao problema formulado e de respeitar as condições sob as quais a pesquisa será realizada. De fato, a partir das primeiras decisões tomadas, abre-se um verdadeiro leque de caminhos alternativos a tomar, e o pesquisador deve estar preparado para, ao mesmo tempo, ser sensível às alterações que se lhe impõem (seja pela lógica do