Ditadura Militar no Brasil
(Célio) Para marcar os 10 anos do Fórum, aconteceu, entre junho a dezembro de 2004, uma experiência inédita de grande mobilização nacional contra o trabalho infantil. Em parceria com os 26 Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e o Fórum do Distrito Federal, foi realizada a Caravana Nacional pela Erradicação do Trabalho Infantil. Em cada unidade da Federação, crianças e adolescentes que já foram trabalhadores elaboraram propostas para erradicar o trabalho infantil, entregues aos governadores durante audiências públicas.
(Otávio) A Caravana Nacional tornou-se um fato político e simbólico, ao mesmo tempo em que comprometeu publicamente os dirigentes da nação brasileira a empreender ações governamentais contra essa forma de violação de direitos, e consolidou o Cata-vento como um ícone que representa a luta contra o trabalho infantil.
(Maju) O Cata-Vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja) foi o símbolo escolhido para a Caravana Nacional pela Erradicação do Trabalho Infantil. O Cata-vento significa movimento, sinergia, atividade na luta contra o trabalho infantil com uma atitude positiva de ação, de proposta, de solução.
(Yudi) O Cata-vento refletia também o movimento provocado pela Caravana. Esse símbolo - como uma tocha olímpica - deveria passar por todas as unidades da federação, até chegar a Brasília, sendo entregue pelas crianças de um estado às crianças da próxima localidade , e apresentado ao governador, à sociedade e à imprensa local.
(Sergio) Durante a Caravana, novas significações foram agregadas ao Cata-vento, como a necessidade de se entender que o trabalho infantil é um fenômeno multicausal que requer, então, a participação de diversos setores da sociedade, e não somente do governo federal. Também a importância do sentido lúdico, de alegria, que deve estar presente na vida das crianças.
Célio faz a chamada do vídeo de explicação.
Começa o