O que é patrimônio contábil
CONCEITO DE PATRIMÔNIO 02
Analisando esta nova forma de apresentação do patrimônio de uma empresa, o Frei observou que o lado esquerdo registrava as aplicações de recursos efetuadas e o outro lado, o lado direito, registrava as origens desses recursos aplicados pela empresa. Ele então chegou à conclusão que o conceito inicial de patrimônio matematicamente não estava correto, pois havia uma dupla contagem quando se somava também o valor das obrigações. Ora, pensou o brilhante
Frei, se uma obrigação é uma origem de recursos que foram aplicados pela empresa e, portanto, registrados no lado esquerdo na nova apresentação, seu valor já está incluído no total desse lado, seria um erro considerar a soma das obrigações na equação do patrimônio. Desta maneira, ele concluiu que realmente o patrimônio de uma pessoa física ou jurídica é representado pelo conjunto de bens, direitos e obrigações. Contudo a soma deste conjunto não tem sentido.
Muitos anos mais tarde, essa forma de apresentação do patrimônio de uma empresa, passou a ser chamada de “balanço” devido ao equilíbrio sugerido por ela.
Posteriormente, o lado esquerdo do balanço foi chamado de Ativo devido ao fato destas contas representarem a parte viva, ativa da empresa. Este lado registra, em última instância, todas as aplicações da empresa como Caixa, Valores a receber, Imobilizado, Investimentos, etc.
O lado direito foi denominado Passivo em virtude de suas contas registrarem, passivamente, as origens dos recursos que foram aplicados no ativo. O passivo total de uma empresa pode ser dividido em duas partes: passivo fictício, que representa os recursos dos