Reconhecimento contábil dos eventos que afetam a sociedade e o meio ambiente, a sua mensuracao e a evidenciação de seus reflexos no patrimonio da entidade. normas de qualidade social e ambiental
Para alcançar um novo padrão aceito globalmente, as empresas têm buscado integrar seus interesses econômicos à responsabilidade ambiental. Tal integração requer uma nova gestão dos recursos naturais, possibilitando não apenas a eficiência, mas também a eficácia da atividade econômica, em busca da diversidade e a estabilidade do meio ambiente.
Denardin e Vinter (2003) relatam que em função das questões ambientais os consumidores passaram a exigir informações a respeito das características dos produtos ofertados no mercado, assim como os impactos, do processo produtivo, ao meio-ambiente. Portanto, boas iniciativas ambientais podem vir a proporcionar manutenção de lucratividade, bem como aumento de participação de mercado.
A tecnologia da informação trouxe algumas mudanças no comportamento da sociedade e das empresas. Hoje, com a maior transparência da informação, os consumidores passaram a ter mais participação na vida corporativa, acarretando novas contingências no ambiente empresarial.
As normas da ISO, tanto as de qualidade tanto as do meio ambiente, passaram a ser padrão de referência. Geraram uma adesão e corrida para manter e/ou ganhar mercado. Implementar um sistema é uma das formas (meio) encontradas para atingir determinado fim, para isso recorre a diversas ferramentas e métodos. Ambas auxiliaram o melhor conhecimento dos processos e como tratar o desperdício de forma sistemática, ao mesmo tempo em que para os ajustes pretendidos houve necessidade de outros desenvolvimentos em paralelo (entre outros: treinamento, calibração, normas setoriais, legislação, técnicas, tecnologia). Convém verificar de que forma estas normas da ISO contribuíram ou podem auxiliar uma gestão da qualidade ambiental, que por se tratar de um termo mais amplo, incluí a qualidade de vida dos ecossistemas. Desta forma, a qualidade ambiental é o primeiro passo, mas não o único, na perseguição do desenvolvimento sustentável.
Desta forma, torna-se importante a