Perícia contábil em avaliação de patrimônio líquido
1. Introdução
Quanto vale uma empresa? Será que o perito contador consegue chegar ao valor de seu patrimônio líquido, efetivamente real? Como será este procedimento?
Estas são perguntas a serem respondidas através deste trabalho, o qual tem como objetivo demonstrar os métodos utilizados na perícia contábil para avaliação do valor do patrimônio líquido de uma empresa.
Devido aos processos de incorporação, fusão, aquisição e cisão de empresas, entre outros, num mundo tão globalizado há a necessidade de criar métodos de avaliação de empresas com objetivo de chegar a um valor justo, aceitável pelo mercado, com os quais as partes possam satisfazer-se.
2. Fundamentação teórica
2.1 Perícia Contábil
- Aspectos gerais
Segundo a definição da Norma Brasileira de Contabilidade, Perícia Contábil é “O conjunto de procedimentos técnicos, que tem por objetivo a emissão de laudo sobre questões contábeis, mediante exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, avaliação ou certificado.”
A perícia contábil então é a forma de se demonstrar através de laudos, a verdade. Ou seja, a perícia contábil busca através de procedimentos e métodos e utilizando os produtos da contabilidade, elaborar laudos a fim de fornecer informações sobre o Patrimônio das entidades e as suas variações.
O profissional autorizado a realizar esta atividade é o contador devidamente cadastrado e regularizado perante o CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Além de ser contador, o perito precisa ser indicado por juiz para realizar suas atividades.
As informações geradas pelo perito contador serão utilizadas pelo juiz como prova para a resolução de algum processo.
- Tipos de perícia contábil
Perícia Contábil Judicial – Serve para esclarecimentos quanto ao patrimônio de pessoas jurídicas ou físicas. Ela se motiva no fato de o juiz depender do conhecimento técnico ou especializado de um profissional para poder