O que é literatura infantil
Disciplina: Literatura infanto-juvenil
Turma: ped. 4 matutino
Profª: Mirian Mônaco Mota
Aluna: Iara Oliveira Gonçalves.
RESENHA
Referência: CADEMARTORI, Ligia. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 2006. Coleção primeiros passos; 163
Credenciais da autora: Ligia Cademartori, gaúcha foi professora de literatura na universidade de Caxias do sul, fez doutorado em Teoria Literária.
A autora relata que todos sabem o que significa o termo literatura infantil, pois todos já foram crianças um dia ou tem alguma criança ao seu redor, que este termo diz respeito ao publico que se destina e que geralmente a literatura não e feita por criança por isso à ausência de correspondência entre autor e leitor. A literatura deve estar presente nos primeiros anos da educação, pois é de suma importância para o desenvolvimento infantil.
Segundo a autora o governo implantou métodos de alfabetização em 1967, que não surtiram efeito porque se pretendia erradicar a situação de subdesenvolvimento educacional, através da quantidade e não da qualidade. Os métodos modernizaram-se através do surgimento de meios de comunicação com uma educação livre. Cita que em 70 o mercado viu na criança um móvel de consumo visando lucro no qual o mundo capitalista se beneficiaria isto decorreu por causa da ampliação da classe média e o aumento do nível de escolaridade. Diz que nem todos os livros que circulam destinados a criança são livros de literatura, pois acaba tendo no mercado, produções que não vão além do lugar comum estético e ideológico.
Divulga em seu texto o fato de que, ao adquirir o habito da leitura desde cedo, a criança tem maior desenvolvimento na escrita, melhor repertório sendo amplo de informações, tendo apresentação de novas possibilidades existenciais, sociais, políticas e educacionais. Descreve que a literatura mexe com a criança, manifestando através de fantasia um saber sobre o mundo, oferecendo ao leitor um padrão para interpretá-lo