O que é leitura
Por Maria José e Maria Roberta
Maria Helena Martins é formada em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lá ela também fez mestrado, estudando um poema gauchesco satírico. Em 1979 criou uma Salinha de Leitura para crianças, que contribuiu para a elaboração desse livro “O Que é Leitura” e cuja experiência gerou a tese de doutorado em Teoria da Literatura Comparada, na Universidade de São Paulo. Nos anos 80passou a trabalhar em projetos de ensino da literatura e incentivo a leitura. Desde 1990, além de ministrar cursos, participa também de programas de formação de mediadores de leitura envolvendo professores, bibliotecários, animadores culturais e livrescos. Também é consultora do Instituto Cultural Itaú desde 1992.
O “ato de ler” está diretamente relacionado com a escrita, como afirma Maria Helena, mas não basta apenas decifrar os sinais para que se possa realizar a leitura, é preciso ir mais além buscar mais, dar importância, (significado a esses signos) para que realmente possa haver uma leitura ,um entendimento do que está sendo lido. A autora caracteriza a leitura como um processo que vem desde o principio, logo no nascimento “percebemos o calor e o aconchego de um berço diferentemente das mesmas sensações provocadas pelos braços carinhosos que nos enlaçam”, esse aprendizado ocorre de forma natural e espontânea, diferente daquele que se aprende nas escolas, esse aprendizado ocorre logo nos primeiro contatos com o mundo exterior.
O ser humano é capaz de aprender a ler mesmo que não receba nenhuma instrução, basta apenas esforçar-se, depois para aprofundar esse aprendizado talvez seja necessário uma ou outra instrução porque essas “instruções uniformizadas, elas não raro causam mais confusão que nos auxiliam”, afirma Maria Helena. O ato de ler depende também do meio social em que se vive, quando as condições de vida são precárias obviamente a leitura sofrerá um