O que é historia
Borges, Vavy Pacheco. O que é História. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
Vavy Pacheco Borges é graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é aposentada da Unicamp. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil.
Neste Livro, O que é História, a autora aborda a história da história e a história hoje em dia. Seu estudo tem como objetivo demonstrar de maneira abrangente o nascimento da história e a sua importância para a sociedade moderna.
Para que se compreenda a história como hoje ela se configura, é preciso recapitular sua origem e sua evolução. Somente a história da história pode nos fazer compreender como hoje ela se apresenta.
Ainda no começo do livro Vavy Pacheco diz que a história significa investigação, que ela surge no século VI a. C. e que é o mito quem dar a primeira forma de explicação para os homens sobre si próprios, sua origem e sua vida. Os mitos contam em geral a história de uma criação do inicio de algo, explicam a origem divina dos homens. A autora afirma que são os próprios gregos que descobrem a importância especifica da explicação da história.
Os historiadores buscam em geral explicações para momentos e situações que atravessam as sociedades nas quais vivem, estão ligados à sua realidade mais imediata.
Vavy Pacheco relata que o cristianismo é uma religião eminentemente histórica, pois prega uma concepção que aceita um tempo linear, que se ordena em função de uma intervenção divina real da história. Também que o interesse pelo homem como centro do mundo surgi dentro de uma oposição a uma sociedade medieval que está preocupada só com a fé cristã, a qual encerra a explicação para todas SS coisas e que assim aos poucos vai se formando uma concepção não teológica do mundo e da história onde o