COOPERATIVAS DE TRABALHO
Nos diversos tipos de cooperativas de trabalho, um importante segmento cooperativo é o cooperativismo médico, que surgiu no Brasil em meados da década de 1960, quando um grupo de médicos liderados por Edmundo Castilho, então presidente do sindicato médico da cidade de Santos, funda a União dos Médicos - Unimed - , com bases nos princípios do cooperativismo, formando a primeira cooperativa médica do mundo.
Na cooperativa médica, os próprios médicos cooperados são os donos do negócio, que se reúnem em uma associação para prestar assistência médica ambulatorial e hospitalar aos usuários que se credenciam à cooperativa. Baseia-se, segundo informações da Unimed, no direito e liberdade de cada usuário escolher o seu médico, que por sua vez atua como autônomo. O acesso à cooperativa é livre, respeitados os quesitos legais e éticos.
Em 1969 surgiram mais de 30 Unimeds no estado de São Paulo. Em 1970 novas cooperativas médicas são fundadas em diversas cidades do Brasil, surgindo com isso as Federações, que têm como objetivo padronizar os procedimentos operacionais. Em 1972 foi criada a Unimed do Brasil, Confederação que congrega as Unimeds de todo o país.
Nos anos 90 a Unimed é considerada como a entidade cooperativista líder do setor de saúde nas Américas. Atualmente a Confederação Nacional das Unimeds conta com 39 hospitais próprios e 12 em construção no país e 86 mil médicos cooperados.
Em 1996 foi fundada a Organização Internacional das Cooperativas de Saúde, com o objetivo de promover a aproximação das cooperativas de saúde em todo o mundo.
Considerando que o objeto de estudo são as Cooperativas de Profissionais de Saúde, e que estas se