O que é Fordismo
Fordismo, termo criado por Antonio Gramsci, em 1922[1] refere-se aos sistemas de produção em massa e gestão idealizados em 1913 pelo empresárioestadunidense Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Company, em Highland Park, Detroit. Trata-se de uma forma de racionalização daprodução capitalista baseada em inovações técnicas e organizacionais que se articulam tendo em vista, de um lado a produção em massa e, do outro, oconsumo em massa. Ou seja, esse "conjunto de mudanças nos processos de trabalho (semi-automatização, linhas de montagem)" é intimamente vinculado as novas formas de consumo social.
EXPLICAÇÃO: Refere-se ao sistema de produção em massa criado por Henry Ford. Uma produção capitalista onde predonima a junção inovação técnica e organizacional (ou seja as duas se misturam). Produzindo em massa para suprir o consumo em massa. O fordismo surgiu devido as novas formas de consumo social da época (antigamente a pessoa ia lá e comprava sapato pq tava precisando de sapato. Só que com o capitalismo foi mudando pq teve a industrialização, pois as pessoas criaram o hábito de comprar além do que precisava. Por isso que a forma de consumo social levou a industrialização, surgindo assim o fordismo)
O QUE EXIGIA O METODO DE PRODUÇÃO FORDISTA?
O método de produção fordista exigia vultosos investimentos em máquinas e instalações, mas permitiu que a Ford produzisse mais de 2 milhões de carros por ano, durante a década de 1920. O veículo pioneiro produzido segundo o sistema fordista foi o mítico Ford Modelo T, mais conhecido no Brasil como "Ford Bigode".
EXPLICAÇÃO: Para que ocorresse o metodo de produção fordista houve um grande investimento em máquina, instalações o que antes era feito no fundo de casa passou ser feito em grandes barracões (industrias)
QUANDO ENTROU EM DECLINIO?
A partir da década de 1970, o fordismo entra em declínio. A General Motors flexibiliza sua produção e seu modelo de gestão. Lança diversos modelos de