O que é Educação
Quando falamos de educação, devemos entender que não existe um modelo único de se educar, tão pouco que a escola seja a melhor maneira da prática do ensino e que nem o professor seja o único intermediário. A educação surge de diferentes formas, nas mais diversas culturas.
Cada povo, cada sociedade, tem seu próprio modo de passar seus ensinamentos, não sendo apenas o ensino intelectual e moral, mas também das habilidades de trabalho. Portanto, todos têm ao menos o mínimo de contato com a educação.
Nas sociedades indígenas a educação provém da troca de conhecimento e experiências entre gerações, não sendo passada através de escolas, e sim do convívio entre os integrantes da mesma sociedade, podendo haver intercâmbio de conhecimento entre aldeias de povos diferentes.
Quando falamos sobre isto e aquilo da Educação, e o contrário de tudo, temos várias maneiras de entender o que é educação ou o que ela poderia ser. É possível saber essa definição através de diversos livros, pedagogos e pelos próprios estudantes que participam entre outros.
Contudo, existem em nosso país pessoas que protestam e cobram de quem faz essas leis. Essas pessoas cobram para que pelo menos as mesmas sejam cumpridas e protestam para que a educação seja livre para todos e que ela seja distribuída igualmente para todos. Existe por toda parte dos educadores uma critica enorme quanto à distância entre a promessa e a realidade, talvez por estarem mais preocupados com os interesses econômicos e políticos que se projetam na educação.
Fazer uma crítica sobre o que é a educação, como é apontado no subtítulo Pessoas "versus" sociedade, é como fazer críticas a muitas outras coisas e essa crítica será feita em cima do que as pessoas acham e falam sobre ela. Uma crítica direcionada à educação é de que ela tem a finalidade de servir aos interesses da sociedade ou a grupos determinados. A educação é pensada como exercício do educador sobre o conhecimento dele sobre o educando a fim de