O que é Educação
O livro BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasilienses, 1981. (p. 01-25) foi escrito na época da Ditadura Militar, marcada pelo descontentamento da população com o regime político repressor e autoritário e com os altos índices inflacionários da economia. A educação era tecnicista, de caráter meramente instrumental e interessada na racionalização do ensino, compatível com a ideologia militar.
O professor Carlos Rodrigues Brandão, autor da obra, possui graduação em psicologia pela PUC, mestrado em antropologia pela UNB, doutorado em ciências sociais pela USP. Atualmente é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UNICAMP e professor visitante sênior da UFU. Tem experiência na área de antropologia, com ênfase em antropologia rural, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, educação popular, campo religioso, religião e educação.
Nesse livro, ele trata do tema educação. Para ele, existem várias formas e modelos de educação, difusa em todos os mundos sociais, como uma maneira que as pessoas criam para tornar comum o saber tradicional e cultural da comunidade ou como uma forma de ensino sistematizada e desigual para os membros da sociedade.
A primeira maneira de educação acontece nos meios informais, sem teorias pedagógicas de ensino, onde todos os membros ensinam-e-aprendem os saberes comunitários como os “códigos sociais de conduta, as regras do trabalho, os segredos da arte ou da religião, do artesanato ou da tecnologia que qualquer povo precisa para reinventar, todos os dias, a vida do grupo e a cada um de seus sujeitos, através de trocas sem fim com a natureza e entre os homens,” (p. 10)
O filme Babies retrata exatamente essa forma de educação, resultado da convivência e das varias situações de trocas. “Os que sabem: fazem, ensinam, vigiam, incentivam, demonstram, corrigem, punem e premiam. Os que não sabem espiam, na vida que há no cotidiano o saber que ali