o que é educação
1-somos feitos de tempo: Cada geração assimila a herança cultural das gerações passadas e na medida em que as necessidades mudam, estabelece planos e projetos para mudança.
Não existe um modelo de ser humano universal em todas as gerações.
“ não nos compreendemos fora de nossa pratica social, porque esta, por sua vez, se encontra mergulhada em um contexto histórico social concreto.”
interpretar as maneiras com as quais os povos transmitem sua cultura e criam modelos de orientação e explicação no âmbito escolar.
compreender os aspectos de CONTINUIDADE e RUPTURA em relação aos seus antecessores.
2- ANTIGAS CONCEPÇOES DE HISTORIA: Historia era recontar os mitos baseando-se em acontecimentos sagrados.
o pensamento mítico foi predominante na grecia antiga( Homero) intervenção divina nas ações humanas surgimento da filosofia no século VI antes de cristo, trazendo uma maneira reflexiva de avaliar o mundo. pluralidade de interpretações racionais sobre a realidade.
3- HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA: August Comte(criador da sociologia) cria a corrente positivista, que consistia na reconstituição do FATO HISTORICO feita por meio de técnicas cientificistas objetivas que permitiam a critica rigorosa dos documentos
HEGEL: A historia resulta de um processo cujo motor interno é a contradição dialética. Ocorre em três etapas: tese, antítese e síntese, em que tese é a afirmação, a antítese é a negação da tese e a síntese é a superação da contradição entre tese e antítese.
KARL MARX: Historia deve ser analisada a partir da infraestrutura ( economia, materialismo e técnica) e da luta entre classes. os interesses da classe dominante formam a ideologia de exclusão dos não proprietários no acesso pleno à cultura.