O que é educação
“Imagina-te como uma parteira. Acompanhas o nascimento de alguém, sem exibição ou espalhafato. Tua tarefa é facilitar o que está acontecendo. Se deves assumir o comando, faz isso de tal modo que auxilies a mãe e deixes que ela continue livre e responsável. Quando nascer a criança, a mãe dirá com razão: nós três realizamos esse trabalho” (Adaptação. de Lao Tse, séc. V a C.)
“Desde pequeno tive que interromper minha educação para entrar na escola “– Bernard Shaw.
A educação é uma das maneiras de tornar comum o saber, a idéia, a crença... Tem a ver com a produção, transmissão e reprodução do conhecimento. A educação pode existir imposta por um sistema centralizado de poder que usa a educação como um recurso a mais de dominação. Também pode ser uma construção coletiva, com participação co-responsável das pessoas envolvidas, que usa a educação como instrumento de libertação. A formação política é um processo educativo e significa uma disputa de hegemonia entre grupos que buscam dar a direção da sociedade, no plano político, ideológico e cultural.
Toda formação tem uma intencionalidade, explícita ou oculta, a partir da perspectiva que dá rumo ao conhecimento. A intencionalidade política da educação popular nasce da concepção de mundo e da opção ideológica que sugere uma direção à classe trabalhadora. Por isso, o objetivo da formação política, da educação popular, é qualificar as pessoas da classe oprimida que se dispõem à luta contra a injustiça. Ela serve à estratégia de um grupo de militantes, de determinada ideologia, que luta por transformações no nível político, econômico e cultural. Porque ajuda na elaboração, implantação, acompanhamento e, na permanente avaliação de uma estratégia de poder, essa formação será sempre um ato político.
Numa sociedade de classes, qualquer formação é uma preparação para acomodar-se a um sistema de dominação ou para envolver-se na sua transformação. Nascidas de visões antagônicas, a formação conservadora