Endomarketing
5012009
Endomarketing consistem em acções de marketing com o objectivo de adaptar estratégias e características do “marketing tradicional”, ou seja, o marketing utilizado normalmente pelas empresas para abordagens ao mercado, no seu próprio ambiente interno.
Desta forma está implícita a velha máxima de que “antes de vender um produto aos seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo” .
Nos últimos anos verifica-se que são cada vez maiores os investimentos e a preocupação com a área de marketing com o objectivo de atrair, conhecer e satisfazer os clientes. Entretanto, questões se levantam: as empresas sabem quem realmente são os seus clientes? Os clientes não podem ser vistos como apenas aqueles que compram e utilizam o seu produto ou serviço, mas sim, também aqueles que os vendem. São os chamados clientes internos ou colaboradores.
E será que estes “clientes” sabem o valor real do seu produto ou serviço?
Orientado neste sentido realizam-se acções de marketing voltada para a satisfação do cliente interno com o intuito de melhor atender os clientes externos. Endomarketing ou Marketing Interno tem-se tornando uma ferramenta de extrema importância para as organizações.
O principal benefício que se procura é o fortalecimento e construção de relacionamentos, compartilhando os objectivos da empresa e fortalecendo estas relações, inserindo a noção de que todos são clientes de todos também dentro das empresas.
Deste modo, o Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto/serviço e o colaborador.
O Endomarketing deve ser trabalhado como uma ferramenta de comunicação e integração permanente. É importante que todos saibam os objectivos, estratégias, metas e formas de actuação, tornando assim possível entender e atender os clientes externos de forma mais coerente e eficaz.
Fonte: www.meiosepublicidade.pt/2006/07/28/Endomarketing/
Como exemplo de