O que é didática
A didática é um instrumento fundamental no cotidiano do professor, e está em constante transformação. Sabemos que à tempos atrás a aprendizagem e a produção do conhecimento era limitada à retenção de informações que eram decoradas e repetidas pelo aluno sempre que este era avaliado. O professor era o único detentor do poder e podia responsabilizar os alunos pelo insucesso na aprendizagem. Se os educandos não apresentam bons resultados, o professor logo atribuía o insucesso ao comportamento e a falta de interesse do aluno. O real problema está na didática que o professor está empregando para alcançar o ensino aprendizagem.
Cabe ao professor, especialmente, se aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos sobre novas técnicas que possam vir a ser utilizadas em sala de aula. No processo ensino aprendizagem, é necessário que se conheça as categorias que constituem os processos de aprendizagem, transmitindo o conhecimento de maneira eficiente, tendo clareza sobre o contexto teórico e como ele será transmitido. Ou seja, planejar o ensino, proporcionando condições para que a aprendizagem se realize.
É importante que os professores façam uma ligação entre o conteúdo curricular, e o modo como será compreendido pelo aluno. Também é imprescindível que os professores tenham uma profunda compreensão sobre o conteúdo, que estejam atentos para as prováveis dificuldades dos alunos.
O professor pode estabelecer objetivos e finalidades, para sua prática pedagógica, pensar em estratégias que lhe permitam desenvolver a melhor forma de atingir um determinado resultado, pode criar as condições mínimas para que seus alunos possam construir seus conhecimentos de maneira autônoma e responsável.
O currículo abrange toda a sistematização das formas de conhecimento e deve ser criado levando em conta, o projeto político pedagógico de cada instituição.
O Currículo tem âmbito social e está totalmente relacionado a pratica pedagógica. A escola deve ter como conceito, formar