Resenha do filme O Pianista
O Filme O Pianista relata fatos reais de um famoso pianista judeu-polones que trabalha na rádio de Varsóvia, chamada Wladyslaw Szpilman.
Com o início da segunda guerra-mundial e a invasão da Polônia pelos nazistas, começa o sofrimento de Wladyslaw. Quando descobriu, justamente com sua família, que o Reino Unido e a França haviam declarado guerra contra a Alemanha nazista.
A família de Szpilman, juntamente com outras centenas de pessoas que são postas como parte da operação Reinhard para deportação até um campo de extermínio em Trzblinka. Porem, Szpilman é salvo por um policial, que era seu amigo. Ele é levado como trabalhador prisioneiro, que nesse meio tempo ele descobre que estes judeus, estão planejando contra os alemães e é colocado como contrabandista de armas.
Depois de várias angustias e sofrimento, a URSS entra em guerra contra os nazistas, nesse meio tempo Wladyslaw Szpilman encontra um capitão nazista, em um de seus esconderijos e que acaba ajudando ele com alimentos.
O exercito vermelho acaba ganhando a guerra e o capitão prevendo que isso pudesse ocorrer decide bater em retirada; Porem antes de ir embora o capitão visita Szpilman para deixar mais comida e avisar que o exercito estaria invadindo a Polônia pra a retomada de terra. Por fim o capitão deixa ao refugiado o casaco que estava vestindo.
Szpilman vai de encontro ao exercito só que e confundido como um alemão por estar vestindo o casaco do capitão, e é recibo por tiros pelo exercito. Mas por fim ele e reconhecido como judeu-polonês.
Szpilman interpretado por Adrien Brody, e Thomas Kretschmen como Capitão Wilm Hasenfeld. Dirigido por Roman Polanski.
O filme foi vencedor de três oscars (melhor diretor, melhor ator, e de melhor roteiro adaptado) e dois Bafta.
O filme realmente vale a pena ser assistido, por ser uma fonte muito rica de historia, foi bem planejado com vários efeitos especiais (sonoros visuais).