O que é comunicação empresarial
Color, dizia o latino, na antiga Roma, para comunicar o que hoje nós chamamos de "cor"; os franceses, couleur, os espanhóis, color, os italianos, colore - tudo para expressar uma sensação visual que nos oferece a natureza através dos raios de luz irradiados em nosso planeta.
A cor é uma onda lminosa, um raio de luz branca que atravessa nossos olhos.
Os olhos, portanto, são nossa "máquina fotográfica", com a objetiva sempre pronta a impressionar um filme invisível em nosso cérebro.
As cores influenciam o ser humano, e seus efeitos, tanto de caráter fisiológico como psicológico, intervêm em nossa vida, criando alegria ou tristeza, exaltação ou depressão, atividade ou passividade, calor ou frio, equilíbrio ou desequilíbrio, ordem ou desordem etc.
As cores podem produzir impressões, sensações e reflexos sensoriais de grande importância. A linguagem da cor é um meio atrativo que atua sobre o subconsciente dos consumidores, permitindo sua utilização com os objetivos estratégicos dos produtos e das empresas.
Os mais sensíveis arquitetos e decoradores da atualidade tendem a colorir um pouco mais o mundo para quebrar os frios e deprimentes espaços cinzentos das grandes cidades. É uma preocupação antiga do homem desejar sempre reproduzir o colorido da natureza em tudo que o rodeia. Isso compreende um profundo sentido psicológico e também cultural.
O homem mergulhou nas cores desde o começo de sua História, mas lembraremos aqui apenas as civilizações mais antigas, como China, Índia, Egito e outras, que percebiam na cor um profundo sentido psicológico e sociocultural. Cada cor era um símbolo carregado de sentido. Segundo alguns especialistas, o problema estético das cores, tão trabalhado nas artes plásticas, está de acordo com três pontos de vista essenciais: óptico-sensível (impressivo), psíquico (expressivo) e intelectual-simbólico ou cultural (estrutural). A utilização simbólica das cores está presente em