o nome da rosa
CURSO DE PSICOLOGIA
“FILME: O NOME DA ROSA”
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM ORIENTADA
Minas Gerais
2014
TAMIRES DOS SANTOS
“FILME: O NOME DA ROSA”
Atividade apresentada à Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas como exigência parcial para obtenção de nota bimestral da matéria “Homem, Cultura e Sociedade”.
Orientador: Prof.º Ms. Marcos N de Lima
Curso: Psicologia
Turma: 1º Período Noturno
Minas Gerais
2014
“O Nome da Rosa” é um romance que passava no século XIV, em um mosteiro na Itália Medieval, a princípio sua história gira em torno de vários crimes que acontece misteriosamente no mosteiro, que estão ligados a uma das maiores bibliotecas, onde as suas informações eram restrita a maiorias dos monges, onde o conhecimento pertencia a poucos e os mesmos deixavam que os outros permanecessem sem o mesmo.
Na historia do filme é utilizado o pensamento de Santo Agostinho, que o cristão deve tomar da filosofia tudo aquilo que for importante para doutrina cristã desde que esteja ligada a fé, ele defendia que a fé é revelava a verdade ao homem, e a razão vinha antes da fé.
Nessa época podemos ver o problema políticos e econômicos, a vontade da igreja em ter todo o poder e privar a liberdade de todos aqueles que eram considerados hereges.
“O Nome da Rosa” era uma expressão usada para mostrar o infinito poder das palavras, talvez ele estivesse se referindo a biblioteca, o livro, ou a uma jovem camponesa que morava na aldeia, próximo ao mosteiro, Rosa é apenas um nome, que deixa tudo subentendido.
.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
O NOME DA ROSA, baseado no romance de Umberto Eco, 1986, Duração 130 min, Globo.
Direção: Jean Jacques Annaud Elenco: Sean Conery, F. Murray Abraham, Cristian Slater.