Estetica
Paola Cebrian Perenha
Tarefa 1 : Claudio Ulpiano – Pensamento e Liberdade em Espinoza.
Em que medida a palestra articula liberdade e criação, ética e estética, vida e pensamento? O que é capaz de uni-los em um único acontecimento?
Espinosa se divide em dois pensamentos, em um lado à Deus e por outro lado aos Homens.
Quando fala-se dos homens, a palestra, faz críticas as noções de consciência , num pensamento socrático de que o centro do homem é a sua consciência.Que os homens não seriam livres por se confrontarem contra forças externas, fugindo de sua ética e que as forças que vem de fora que deveriam constituí-los. Espinosa faz questão de mostrar que os homens não são livres, que a sua liberdade está associada a desvinculação com as forças externas,que o impede de alcançar a liberdade plena.Ele acha que só há liberdade se sua vida for produzida por você mesmo, se você decidir e optar por si próprio.Que as decisões tomadas na vida deveriam ser responsabilidade e feitas por nós mesmos.
Quando se fala dos pensamentos à Deus, pensa-se em um Deus transcendente , que vai além do pensamento a natureza,como se o Deus e natureza fossem exatamente a mesma coisa.Que ambos não possuem constrangimento em sua produção, tendo liberdade.Espinoza aborda um aspecto mais voltado para a produção, que Deus que produz tudo que existe.Ele vê Deus como um ser totalmente diferente dos homens.
Quando ele fala de liberdade, ele faz uma apologia que ser livre é o ser que não tem sobre si nenhum constrangimento , que eles são presenciados por todas as pessoas que convivem em sociedade.
Liberdade e criação, ética e estética, vida e pensamento, todos os pontos já, indiretamente, estão ligados, pois a nossa ética irá dizer como pensamos, o modo como pensamos, e qual criação ou invoação pode se esperar dessas idéias, e o modo como pensamos influencia como vivemos, e como cuidamos de nós mesmos. Portanto acontecimentos do dia-a-dia, fazem com que todos esses