o que é aborto
A questão do aborto envolve aspectos morais, éticos, legais e religiosos, cuja avaliação depende de cada pessoa. Quando o aborto é induzido por razões médicas, realizado por profissionais capacitados e em boas condições de higiene, é um procedimento seguro. No entanto, quando feito de maneira inadequada, geralmente resulta em graves complicações.
Tipos de Aborto
Espontâneo: Quando a gravidez é interrompida contra a vontade da mulher. Isso pode acontecer por vários fatores biológicos, psicológicos e sociais que contribuem para que essa situação desagradável venha a acontecer.
Aborto induzido: O aborto induzido é um procedimento usado para interromper uma gravidez. Pode acontecer de várias formas, quando, existem malformações congénitas, quando resulta de um crime contra a liberdade e autodeterminação sexual, quando a gravidez coloca em perigo a vida e a saúde física e/ou psíquica da mulher ou simplesmente por opção da mulher.
Aborto ilegal: O aborto ilegal é a interrupção de uma gravidez quando os motivos apresentados não se encontram enquadrados na legislação em vigor ou quando é feito em locais que não estão oficialmente reconhecidos para o efeito.
O aborto ilegal e inseguro constitui uma importante causa de mortalidade materna. O aborto clandestino é um problema de saúde pública.
Métodos Abortivos:
Aborto medicamentoso: O aborto medicamentoso ocorre quando agentes farmacológicos são administrados vaginal ou oralmente, para provocarem a expulsão do conteúdo uterino.
Por Dilatação e Curetagem: Neste método é utilizado uma cureta ou faca proveniente de uma colher afiada na ponta com a qual vai-se cortando o bebê em pedaços com o fim de facilitar