Roteiro CMC
Analisar a viscosidade aparente do CMC em diferentes concentrações.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Gomas, hidrocolóides ou mucilagens são substâncias que apresentam a propriedade de reter moléculas de água ao formar soluções coloidais, controlando a atividade de água do sistema em questão. Na indústria de alimentos, possuem a função de agentes espessantes ou geleificantes.
A carboximetilcelulose (CMC) é um derivado da celulose. É um polímero aniônico e muito solúvel em água, tanto a frio quanto a quente. É fisiologicamente inerte, não é tóxico e não é um agente sensibilizante. Por isso, é amplamente utilizado como agente espessante, geleificante, estabilizador de fluidos, emulsificante e engomante. O CMC tem como principal característica a sua propriedade pseudoplástica. O viscosímetro rotacional é um equipamento que permite a determinação da viscosidade de fluidos newtonianos e não-newtonianos. O princípio de funcionamento deste equipamento é baseado na medida do torque necessário para manter uma determinada velocidade de rotação. Um fluido newtoniano é um fluido em que a tensão é diretamente proporcional à taxa de deformação. Um fluido não-newtoniano, entretanto, é um fluido cuja viscosidade varia proporcionalmente à energia cinética que age sobre tal fluido.
METODOLOGIA:
Material:
• Goma CMC
• Becker de colo longo (500mL)
• Balanças analítica e digital
• Espátula
• Bastão de Vidro
• Agitador Mecânico com Haste Metálica
• Viscosímetro Brookfield
Procedimento
Inicialmente determinou-se a umidade da goma para expressar a viscosidade em massa seca de CMC. Em seguida 4,0036g de goma CMC foram pesados dentro do becker de colo longo em balança digital para o preparo de 400g de suspensão,adicionando-se 396mL de água destilada, preparando portanto a concentração de 1,0% de goma. Os demais grupos prepararam as suspensões nas concentrações de 1,5%%; 2,0% e 2,5%, cuja massa pesada deveria ser levada em consideração no momento de adição da