leitura
Nossas Raízes Brasil e África
Apresentação
A cultura e a história africana influenciaram profundamente a religião, os costumes e a culinária brasileira.
Com o trafico de escravos negros, pessoas cujos países de origem estão localizadas no Continente Africano, o povo braseiro ao longo dos anos foi se modificando, antes o Brasil que era só dos índios e depois também dos colonizadores europeus passou a ser também dos negros e a mistura desses povos sua história, com suas religiões, seus costumes, sua culinária resultou no que somos hoje.
A influencia dos povos africanos na cultura braseira é extremamente abrangente, vai desde o que comemos e a que vestimos ate a fé que professamos.
Estes povos influenciaram na economia brasileira e na historia. Trazidos para o Brasil para serem escravos aos brancos foram introduzindo seus costumes, adaptando e criando novas receitas, seu modo de viver e transformado a cara do Brasil e este projeto esta apresentando com intuito de conhecer e reconhecer a importância do povo africano no nosso cotidiano, na nossa historia.
Justificativa
Novos paradigmas educacionais tem apontado para a necessidade de uma educação multicultural na qual, principalmente, a diversidade étnica seja respeitada. Resgatar a história e a cultura Afro- brasileira.
Objetivo Geral
Apresentar as crianças informações atualizadas e contextualizadas sobre a cultura e a história Afro-brasileira; contribuir para a construção de novas relações nas quais a diversidade seja foco de reflexão de respeito.
Objetivos Específicos
Conhecer as culturas africanas, suas crenças, religiões, músicas, danças, artes visuais
Explicar o que representou a escravidão para o povo africano;
Pesquisar como vivem as comunidades quilombolas no Brasil;
Verificar de que forma a cultura africana influencia a cultura brasileira;
Analisar a relação entre o negro e,o preconceito;
Valorizar a cultura