O QUE E ECONOMIA POLITICA
Os seres humanos são criaturas com uma sociedade bastante complexa e que conseguem produzir uma grande quantidade de bens e de riquezas estando trabalhando em sociedade. O papel da Economia Política é estudar como ocorrem as relações sociais que garantem a produção e como a riqueza vai se distribuindo à medida que tais relações acontecem.
A política econômica consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países. Estas ações são executadas pelos agentes de política econômica, a saber: nacionalmente, o Governo, o Banco Central e o Parlamento e internacionalmente por órgãos como, por exemplo, o FMI, o Banco Mundial e o Ex-Im Bank . Cada vez mais há uma interação com entidades multinacionais, pelo fato de a economia da maioria dos países encontrar-se globalizada.
Portanto, a atividade econômica e o estudo da economia surgiram devido a existência de três fatores: o aparecimento do excedente econômico, a produção para troca, a divisão do trabalho e o uso de instrumentos mais produtivos. Desta forma, a economia averigua e indaga sobre as condições e causas do estado da riqueza da sociedade e dos indivíduos. Ela indaga como os meios e os modos para aumentar o potencial da riqueza e da sociedade ocorrem. De acordo com os neoclássicos, o objetivo final da atividade humana é satisfazer as necessidades humanas, para a economia marxista é a produção de mercadorias.
O objetivo principal da política econômica é "atuar e influir sobre os mecanismos de produção,distribuição, e consumo de bens.
Referência Bibliográfica
José PAULO NETTO; BRAZ, Marcelo. Economia Política: uma introdução crítica. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2008. http://www.portalconscienciapolitica.com.br/economia-politica/ www.inf.ufpr.br/tla06/slep/ pt.shvoong.com › Ciências Sociais › Economia
Publicado em: