O que um elast mero 2
Elastômero é a denominação parar polímeros com alta elasticidade, exemplo é o látex que vira borracha, o guta-percha (folhas de palaquium, Malásia) e a balaia (mimusops globosa, Panamá e norte da América do Sul). Mas os dois últimos são despercebidos no mercado mundial.
Diferenças microscópicas
Talvez já tenha visto o látex que é retirado da seringueira e que pouco tempo depois vira uma borra marrom, pegajosa que é a borracha natural. Isto ocorre, pois o látex tem isopreno, que se polimeriza( ), assim fazendo a borracha: A balaia e guta-percha também o isopreno, mas a diferença entre eles e a borracha natural é o modo de como o monômero se arranja.
Balata e gua-percha
Então a borracha é um plástico?
Plástico é uma substância facilmente maleável por calor e pressão, em química, é um polímero ou macromoléculas. Contudo, com sua grande capacidade elástica, por isso , é classificados como algo a parte: o das borrachas e elastômeros
Em homenagem ao deus do fogo
A invenção do vulcanismo, fez com que a borracha tenha um grande uso na industria. A vulcanização é o processo de aquecer a borracha com 3% de enxofre e com um catalisador, assim quebrando algumas ligações e se unem com o enxofre, criando pontes que unem as moléculas do polímero.
A borracha não vulcanizada rompe fácil, pois quando a esticamos suas moléculas deslizam, causando a ruptura da borracha natural. Já as borrachas vulcanizadas são muito mais resistentes, por causa das pontes de enxofre, que depois da força ser aplicada, faz com que o material volte ao normal, um exemplo é o elástico.
Quando o teor de enxofre é acima de 30%, se tem tantas pontes de enxofre que a borracha acaba ficando muito dura e quase não se tem uso prático