motivos da guerra do paraguai
Campus Jacarezinho
Curso de História
Docente: Dr. Alfredo Moreira da Silva Junior
Discente: Fagner Fernandes da Cunha
1- O conflito entre Brasil e Paraguai deveu-se principal e basicamente pelas disputas por hegemonia política, pelo total controle das rotas de navegação no Cone Sul e principalmente pelos interesses expansionistas do ditador Francisco Solano Lopes quanto aos territórios paraguaios. O ditador aproveitou o despreparo do lado brasileiro para uma guerra e iniciou uma investida expansionista contra a região do Mato Grosso, logo após queria ir ao Rio Grande do Sul, porém teria que passar pela Argentina, que se uniu ao Brasil e ao Uruguai formando a Tríplice Aliança. A guerra durou seis anos.
2- Eduardo Galeano faz tal colocação com o intuito de explicar e mostrar a grande importância e a influência que a história do passado tem sobre a do presente. Como exemplo no presente existem questionamentos da origem das coisas, de como tudo começou, e para isso buscamos no passado através das nossas pesquisas. E assim começamos a assimilar e entender que a história do presente não existira se não existisse passado, e vice e versa.
3- Durante a Guerra do Paraguai os exércitos de ambas as partes sofreram problemas em suas formações, estruturas e táticas. No exército brasileiro o principal problema era corrupção, quando Francisco Solano Lopes anunciou que planejava invadir o Rio Grande do Sul o lado brasileiro estava seguro quanto aos soldados de tal região , e enviava fundos para sustentar e manter os soldados e voluntários que defenderiam a região, porém os chefes militares desviavam o dinheiro para suas contas próprias e a falta de sustento desmotivava os soldados. Já no lado paraguaio o grande problema era a falta de treinamento e ausência do ditador Francisco Solano Lopes perante aos seus soldados, que em muitas batalhas eram até mesmo adolescentes.
4- Os voluntários da pátria que iam para a guerra não eram