o que tira o sono dos lideres de RH
Segundo pesquisa realizada pela Robert Half com 165 executivos de Recursos Humanos, o principal desafio dos líderes em 2012 é a retenção de pessoas, seguido por treinamento e desenvolvimento. É natural que em uma economia aquecida, em que os bons profissionais são disputados, o problema da retenção seja uma consequência deste momento econômico no qual vivemos.
Mas como garantir que os profissionais mais importantes continuem nas organizações, busquem aperfeiçoamento e se desenvolvam cada vez mais? Esta é a segunda maior preocupação dos líderes de Recursos Humanos. E toda organização, independente de fatores externos, tem seu turnover natural. Então chegamos ao terceiro maior desafio, a atração de profissionais.
Não podemos nos esquecer que as relações entre colaboradores e empregadores mudaram drasticamente nos últimos anos e que a
Geração Y possui uma dinâmica totalmente diferente. Os conceitos e práticas de antigamente não são mais válidos para os problemas de hoje. Por mais que os problemas de hoje sejam os mesmos de antigamente. E esta é a dinâmica de lidar com pessoas, os comportamentos mudam o tempo todo.
Fernando Mantovani
Managing Director - Brasil
Qual o seu maior desafio para 2012?
Políticas de cargos e salários
Melhorar clima organizacional
Implementar ERP
Comunicação interna
Fusão de empresas
Atrair pessoas
2%
2%
4%
6%
7%
5%
Outros
32%
Reter pessoas
14%
28% Treinar e desenvolver
Do ponto de vista dos colaboradores, quais são as principais insatisfações declaradas?
Salário
Forma de pensar e agir dos dirigentes
Falta de oportunidade de crescimento de carreira
Cultura da empresa
Volume de trabalho
Localização da empresa
Falta de autonomia em suas atividades
Perspectivas de mercado pouco favoráveis
Outros
Programas de desenvolvimento profissional
Aumentar o salário
Oferecer uma
promoção