Case
INTRODUÇÃO
Através da pesquisa efetuada pelos integrantes do grupo com os principais colaboradores da empresa Aliança teremos o embasamento necessário para explanar a estrutura, o modelo de gestão e a gestão do setor de recursos humanos da empresa Aliança, líder no ramo de supermercados da região da Serra Gaúcha.
O grupo irá exibir também os elementos formais que integram a estrutura da organização, o modo de gestão, os principais problemas existentes, e a análise crítica dos problemas da empresa Aliança.
HISTÓRICO
Fundada pelo Sr. José Luiz Ferraz em 15/04/1963, nos fundos de sua residência, situada no bairro cruzeiro, na cidade de Caxias do Sul, principal cidade da região da Serra Gaúcha a pequena mercearia Aliança iria se transformar em um dos principais conglomerados do setor de supermercados do estado do Rio Grande do Sul. Os filhos desempenharam papel fundamental nesse crescimento, auxiliando o pai na administração do negócio.
Nos meados da década de 80 a família abriu sua primeira filial no bairro Santa Catarina, com modernas instalações, proporcionando um atendimento de excelência para seus clientes.
Esse foi o ponto de partida para uma expansão que conta hoje com 12 lojas e aproximadamente 453 colaboradores.
Dados do ano de 2011 apontam a empresa Aliança como a 3ª maior rede de supermercados do Rio Grande do Sul.
Lojas do Grupo:
1963 – Aliança (Caxias do Sul / Bairro Cruzeiro)
1982 – Aliança (Caxias do Sul / Bairro Santa Catarina)
1985 – Aliança (Caxias do Sul / Bairro Desvio Rizzo)
1992 – Aliança (Gramado)
1997 – Aliança (Farroupilha)
1998 – Aliança (Bento Gonçalves)
1998 – Aliança (Garibaldi)
2001 – Aliança (Porto Alegre / Bairro Santana)
2002 – Aliança (Porto Alegre / Bairro Petrópolis)
2005 – Aliança (Torres)
2005 – Aliança (Capão da Canoa)
2009 –