O que os alunos aprendem na serie anterior influencia na série posterior?
Na escola Jardim Capela II, em uma turma do 2° ano C do Ensino Fundamental I, a professora recebeu trinta e quatro alunos. Para iniciar seu trabalho, no primeiro dia letivo a professora fez uma sondagem com cada um de seus alunos para saber o que eles já haviam aprendido na serie anterior. E ao terminar a avaliação concluiu que nove desses alunos apresentavam uma defasagem no aprendizado.
Partindo desse principio a professora remanejou seu plano de aula e comunicou a coordenação, para que se fosse necessário os mesmos fossem encaminhados para aulas de reforço.
Após um mês de aula a professora não obtendo resultados com estes alunos, pois não apresentavam um aprendizado significativo, resolveu então encaminha-los a aulas de reforço o mais rápido possível. Pois teria que dar inicio ao conteúdo do segundo ano para o restante da sala.
Problema
Todos os alunos que apresentam dificuldades nas séries anteriores, se não percebidos esses problemas o processo de ensino e aprendizagem ficara com um vácuo em todos os níveis de ensino, e ficara ainda mais difícil para o educando acompanhar o nível que seus outros colegas alcançaram.
Solução
A atitude da professora foi correta diante do problema apresentado. A Lei 9.394 permite concluir, que ela considera a autonomia, a flexibilidade e a liberdade como meios necessários ao resgate dos compromissos da escola e dos educadores com uma aprendizagem de qualidade. De acordo com a lei os incisos IV e IX do art. 3º, a escola deve Ter uma tolerância conjunta com os educadores com aqueles alunos que em algum momento do processo aprendizagem tiveram alguma dificuldade de aprendizado. Se eles não se adaptaram com a forma de ensino rotineiro empregado pelo educador, sendo assim o professor devera em conjunto com a escola desenvolver algum método para acolher estes alunos com problemas. Ao referir se aos docentes a lei recomenda aos estabelecimentos de ensino providenciar meios para a recuperação dos alunos,