artigo
Regiane Luzia de Souza1 regianemufarrej@hotmail.com E. M. E. I. E. F. Luiz Lenzi
Maria de Fátima de Oliveira2 mariadefatimaro@ig.com.br Universidade Federal de Rondônia – UNIR
GT5 – Educação e Tecnologias
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir a relevância do trabalho com projetos e a utilização das mídias como aliadas do professor no seu fazer pedagógico. Para isto, optou-se por desenvolver com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Luiz Lenzi, no município de Cacoal – RO, o projeto Abrindo o apetite poético. Partiu-se de um diagnóstico inicial para conhecer as hipóteses de escrita dos alunos e em seguida, As etapas do projeto foram trabalhadas integrando a mídia impressa e a mídia internet e computador, buscando fazer da sala de aula um ambiente propício à aprendizagem. Os resultados apontam para a necessidade de se conhecer mais sobre as mídias a fim de melhor utilizá-las no contexto da sala de aula; indicam os projetos didáticos como modalidade organizativa do trabalho docente, que favorece a organização do tempo, a ampliação de conhecimentos e a sistematização de conteúdos escolares de forma significativa.
Palavras-chave: Poemas. Leitura. Escrita. Mídias.
INTRODUÇÃO
O presente artigo é um relato de experiência do projeto “Abrindo o Apetite Poético” que teve por objetivo incentivar a leitura e a escrita. Está fundamentado no princípio de que a poesia associada às atividades lúdicas e as diversas formas de arte (música, dança, teatro, desenho e pintura) estimula o prazer de ler e escrever.
Atualmente a escola tem um papel fundamental na vida dos cidadãos, pois é ela que cria ou não as condições e oportunidades para que as pessoas se tornem leitoras, construam cultura e sejam usuárias da linguagem escrita. Para aprender, é preciso ter acesso a saberes básicos, mas que levem para além de um conhecimento mecânico. Isso se faz permitindo que desde muito cedo e de acordo com suas