O Que Escorbuto
O escorbuto é uma doença de (falta de nutriente essencial), devido à ausência de vitamina C (ou ácido ascórbico) na dieta. Em larga escala, a doença surgia tanto nos intensos invernos europeus da Idade Média, quando as pessoas deixavam de produzir e consumir alimentos ricos em vitamina C, como na era das grandes navegações.
Doença dos marinheiros Até o século XVIII, a ocorrência de escorbuto era bastante comum entre os marinheiros, pois estes passavam meses em alto mar sem ingerir frutas e verduras frescas, por este tipo de alimento estragar muito rápido, seu estoque não era garantido.
Consequentemente os marinheiros ficavam sem fonte de vitamina C e acabavam sendo afetados pelo escorbuto e muitos deles não resistiam e acabavam morrendo. A partir de 1795 deu-se início a distribuição regular de suco de lima entre os marinheiros da tripulação britânica. Posteriormente, foram introduzidas outras fontes mais ricas em vitamina C do que o lima, como, por exemplo, as laranjas, limões e outras frutas cítricas.
A vitamina C é importantíssima para o corpo porque é ela quem dá maior rigidez ao colágeno, a principal proteína estrutural do corpo. 04
Quais são os principais sinais e sintomas do escorbuto?
O escorbuto apresenta como primeiros sintomas:
Hemorragias gengivais.
Inchaço com pus na língua ou nas gengivas.
Dores nas articulações.
Dificuldades de cicatrização das feridas.
Instabilidade dos dentes (dentes soltos).
Fadiga, perda de apetite, sonolência, palidez, tonteiras, anorexia, alterações cutâneas, dificuldades no processo de cicatrização e falta de energia nos membros e articulações, irritabilidade.
Com o passar do tempo, as hemorragias que acontecem em decorrência da fragilidade capilar podem atingir outras partes do corpo e inclusive causar a morte. Em crianças pequenas, alimentadas exclusivamente com leite esterilizado, pode ocorrer uma espécie de escorbuto infantil, com dificuldades na ossificação do