O que Educação
A Educação em todas as suas vertentes, épocas e situações históricas são expostas na obra de BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O questionamento da tribo indígena relatando a necessidade de manter os seus dentro de suas tradições de ensino, os preparando para a vida adulta e a necessidade também de passar esta imagem ao governo americano, faz alusão a diversidade e necessidade educacional que todos os seres vivos estão inseridos.
Fato incomum dentro de tribos é a facilidade e organização educacional proposta e praticada por seus grupos, a preparação de homens e mulheres para a vida adulta e suas obrigações perante a sociedade (Tribo).
A aprendizagem é algo do cotidiano, o simples fato de observar e repetir demonstra a capacidade não intelectual e sim motora do ser humano, outro fator não enigmático e sim real fruto da sociedade capitalista é a educação particular, a qual é privilégio da minoria, isto remete a milênios de história onde na Grécia a educação era algo voltado a classe alta, o filho abastado tinha o direito e a obrigação de estudar para encaixar-se a seu nível social, cultural e político.
A Educação foi por centenas de anos algo enigmático, suas raízes gregas geraram vertentes em diversos segmentos para a prática da vida, cidadania e da história, é exposto dentro do texto uma cronologia bem centrada em fatos marcantes para evolução educacional científica, a necessidade de escolas públicas onde educar é dar condições para aprender, crescer, viver.
Ela é fundamental para a construção e manutenção da sociedade e que infindável são seus benefícios, deixando claro que em qualquer tempo ou momento pode sofrer mutações benignas transformando-se cada vez mais e expandindo seus horizontes por inimagináveis segmentos para o bem ou talvez não benefício da humanidade.
Faculdades Santa Cruz
Trabalho desenvolvido à disciplina de
História da Educação, Professor Paulo Cezar
Aluno: Paulo Sergio Ortega