O QUE DIFERENCIA CARIDADE DA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL
É bem verdade que ações de assistência social e ações caritativas têm muitas vezes o mesmo campo de atuação e grandes similaridades de ação, o que leva muitas pessoas a confundirem o papel de cada uma, isso porque a assistência social em seu surgimento tinha apenas uma forma de trabalho, um alvo, um objetivo e uma única maneira de atuação.
No entanto com o desenvolvimento industrial foi-se tendo a necessidade de um direcionamento concreto no que se diz respeito à assistência social. Nesse momento ações caritativas e assistência social se separam e passam a trabalhar paralelamente, porém não iguais. Mas ainda hoje é necessário fazer essa diferenciação.
As ações caritativas em sua gênese vêm como uma prestação de serviço voluntário o qual não visa lucros financeiros, porém muitas vezes há valores de retorno embutidos em suas ações, quando, por exemplo, damas da sociedade ocupavam-se prestando assistência a determinados grupos levando assim a boa impressão do nome de sua família. Hoje as ações caritativas ainda podem atuar da mesma forma através de empresas que prestam assistência a comunidades nas quais também são embutidos seus valores, marca e difundindo seu nome. Caridade hoje em dia é algo também muito utilizado na política, embora não devesse, pois todos os cidadãos têm direitos garantidos, mas muitos políticos usam a palavra caridade para se passarem por bons e honestos. Isso ocorre porque essas ações caritativas podem ser feitas por qualquer cidadão, qualquer pessoa que esteja disposta a ajudar o próximo, tendo muito ou pouco recurso financeiro. A caridade é algo totalmente voluntário, sem a necessidade de regras a serem seguidas, sem padrões impostos por lei. Todo e qualquer cidadão pode fazê-la sem qualquer pré-requisito. Ao fazermos doações de alimentos, roupas etc., estamos engajados na atividade caritativa, embora vá muito além disso. Existem hoje grupos