METODOLOGIA
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL
PROFA. MA. LAURA MÁRCIA ROSA DOS SANTOS
PROFA. MA. ELAINE CRISTINA VAZ GOMES
TUTOR A DISTÂNCIA: JAKES CHARLES ANDRADE DE FIGUEIREDO
Santo André, SP
SUMÁRIO
1 CONTEXTO HISTÓRICO: CAPITALISMO X TRABALHADOR 3
2 SISTEMA CAPITALISTA: MOVIMENTOS SOCIAIS, DESEMPREGO E EMERGÊNCIA DO SERVIÇO SOCIAL 4
3 PRINCÍPIOS NORTEADORES DO SERVIÇO SOCIAL: UM EXEMPLO DE CIDADANIA 6
4 PROBLEMAS SOCIAIS DA CIDADE DE IRECÊ-BA 7
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
6 REFERÊNCIAS 9
1 CONTEXTO HISTÓRICO: CAPITALISMO X TRABALHADOR
Partindo da relação apontada a respeito do filme de Charles Chaplin e o texto “Serviço Social no Brasil” podemos destacar o processo de industrialização e o sistema capitalista como reflexo das desigualdades sociais, da falta de mão-de-obra qualificada por parte dos trabalhadores que não tinham conhecimento para lidar com as novas tecnologias, a fome e a miséria símbolo do sistema capitalista instaurado na vida da classe subalterna: as condições de vida que eram precárias faltavam os itens básicos de subsistência.
As lutas e as manifestações apontadas no filme ocorreram na mesma época do início do Serviço Social no Brasil. Era preciso acalmar os ânimos dos trabalhadores por aqui, com medidas paliativas que reduzisse os efeitos causados pelo sistema capitalista.
Os trabalhadores na década de 30, sem alternativa e nenhum respaldo por parte do poder político e econômico da época, sentiram-se encurralados a adequar-se ao novo sistema imposto pela Burguesia. O homem era tratado como máquina. Não tinha direitos trabalhistas, ficava nas mãos do dono do Capital. A pressão dentro do ambiente de trabalho era muito grande. Apenas a produção interessava naquele sistema de trabalho considerado “escravo”. E os poucos que se mantinham trabalhando acabavam ficando doentes, muitos