Comportamento individual
O ser humano é o nervo motor de qualquer organização. Daí a importância de qualquer estudo de fenômeno organizacional, a análise de suas ações dentro dele.
Além disso, as organizações que representam o contexto em que homens e mulheres vai (e dependendo de onde eles vivem) uma alta proporção de sua existência, de modo que o significado social da interação homem-organização também adquire valor relevantísimo.
Do ponto de vista do ser humano, tal afirmação é verdadeira para o diretor de uma empresa eo operador de fazer tarefas repetitivas para tanto química quanto o vendedor que vai para entregar o produto. Todos eles funcionam como parte da organização. E no desenvolvimento deste trabalho tem suas motivações, articulações rosto agradável e inconvenientes ou insatisfações que detém para eles, interagir com os colegas ou colegas em grupos, etc
Tudo isso se traduz em um comportamento, seja individual ou em grupo, em busca de seus próprios objetivos e os objetivos da organização.
O homem a trabalhar é uma parte integrante de uma organização e, como tal, tem um determinado comportamento organizacional.
O comportamento envolve essencialmente uma seleção de determinadas ações. Esta seleção pode ou não ser consciente e deliberada.
Quando o indivíduo considera um projeto, discute as melhores maneiras de realizá-lo com sucesso e escolher um, obviamente, está agindo deliberadamente, com plena consciência do que estão fazendo.
No entanto, muitas vezes a selecção é praticamente automática, como no caso do operador que gere uma equipa com habilidade total ou dactilógrafo, para decidir uma acção imediatamente após a outra, com a segurança que proporciona a prática contínua, mas praticamente Não acho que o que o próximo passo deveria fazer, ou seja, inconscientemente decidir.
De qualquer forma, este comportamento humano na organização é condicionado por um número de variáveis psicológicas. A interação entre essas variáveis