Fundamentos do comportamento individual
Características biográficas
As características biográficas estão prontamente disponíveis para os administradores e constituem o primeiro conjunto de características pessoais relevantes a ser analisado. Diversas pesquisas têm sido desenvolvidas no sentido de buscar relações entre as características biográficas e as variáveis dependentes: desempenho, absenteísmo, rotatividade, satisfação. Vamos analisar as principais:
A) Idade: Embora haja certo consenso que o desempenho tende a decrescer com a idade, as pesquisas não mostram esta relação. De forma geral, parece que trabalhadores mais velhos têm menos ausências “evitáveis”, embora tendam a faltar mais por razões de saúde. A rotatividade tende a decrescer com a idade.
Pontos positivos dos empregados mais velhos: Experiência. Bom senso. Forte sentido de ética. Compromisso com a qualidade.
Pontos negativos dos empregados mais velhos: Pouco flexíveis. Avessos a novas tecnologias.
Relação Idade X Rotatividade: Quanto mais velho menor a probabilidade de deixar o emprego (mais velho – menos oportunidades de empregos). Mais velhos têm menos probabilidade de pedir demissão por causa do seu tempo de casa (salários mais altos). Mais velhos – menor número de faltas evitáveis. Mais velhos – maior número de faltas inevitáveis.
Relação Idade X Produtividade: Produtividade cai com a idade? Habilidades necessárias (rapidez, agilidade, força física e coordenação) diminuem com a idade?(Pesquisas negam isso, pois mostram que a idade e o desempenho no trabalho não estão relacionados)
Relação Idade X Satisfação no Trabalho: Os estudos indicam uma relação positiva pelo menos até 60 anos.
B) Estado Civil: Não parece haver correlações importantes, embora faltem estudos mais conclusivos. Aparentemente, os casados tendem a ser mais “estáveis” do que os solteiros.
CONCLUSÕES IMPORTANTES: É percebido que a idade tem pouca relação com a produtividade; os trabalhadores mais