Serviço social
Centro de Ensino Interação
Serviço Social
Serviço Social na Contemporaneidade
Cássia Ferraz RA: 428428
Edmar Freitas do Nascimento RA: 437557
Ednéia Divina M. V. Nolasco RA: 436608
Ivone Cardoso de Moura RA: 438404
Miguela dos Santos RA: 428216
Yara da Silva Coutinho RA: 432450
Compreensão do Serviço Social
Profª Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
Campo Grande-MS
2013
INTRODUÇÃO
O presente relatório refere-se à conclusão de ATPS da disciplina de Serviço Social na Contemporaneidade com o objetivo fundamental de buscar informações pertinentes a consolidação do Serviço Social ao longo da história e o campo atual de atuação profissional. O estudo aqui apresentado está disposto em capítulos que reportam as reflexões individuais e discussões em equipe que por sua vez, favoreceram a troca e estreitou os laços afetivos e quem sabe até profissionais do grupo.
No primeiro item são apresentadas as principais reflexões do grupo acerca da história e demandas atuais do Serviço Social.
Em seguida, encontra-se um apanhado dos principais apontamentos sobre o Serviço Social e a Contemporaneidade, privilegiando a ótica de Marilda Iamamoto sobre o assunto.
O estudo e a pesquisa são os melhores instrumentos de investigação e intervenção no campo do Serviço Social e desde já, o acadêmico deve tomar contato com esta metodologia para que possa compreender o modo de vida dos menos favorecidos que são o objeto de estudo e trabalho do Assistente Social. 1. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DO SERVIÇO SOCIAL E PANORAMA ATUAL A trajetória histórica da Assistência Social revela que durante muitas décadas, o Serviço Social era visto como um trabalho assistencialista, de medidas paliativas e curativas. Ao longo dos anos, foi-se rompendo com esta visão que prevalecia no Império