Como aumentar a pressao tecnica
1- Participante- Mudança radical e aumento da produtividade. Deixar o individualismo americano adotar o sucesso e a cooperação para executar tarefas dos japoneses, sem colidir com o processo produtivo brasileiro, com sua cultura de valorização do ambiente amigo e pouco competitivo. Terceirizar produtos ou serviços executados sem interferir na pressão técnica.
2- Agrupamentos- É necessário que o participante mude sua cultura individualista para a coletiva do trabalho em equipe como também reduzir ao mínimo a idéia de que o individualismo leva a especialização na realização de determinadas tarefas. Ressocializar, valorizar a realização dos trabalhos em grupos. Desmitificar a crença da especialização segundo a qual só se pode executar um tipo de serviço. Equipes autônomas de trabalho onde não existem posições fixas de trabalho e elegendo um companheiro para coordenar suas atividades em lugar de um chefe normal.
3- Organização- Facilitar transferências de pessoal tendo por finalidade permitir que o participante encontre a atividade que esteja mais de acordo com seus desejos e habilidades. Ascensão na carreira dentro das especializações e não por meio de mudanças para cargos administrativos. Facilitar a aquisição de outra especialidade ou então desenvolver a já possuída, por meio de cursos formais profissionalizantes, dentro ou fora da organização.
CARACTERÍSTICAS DOS BRASILEIROS:
-Brasil: ambiente amigo, pouco competitivo, aliado ao desinteresse pela perfeição e ao descaso para atividades cooperativas
- As tarefas devem variar todos os dias.
- Chefe instrutor com tempo disponível para ouvir suas numerosas dificuldades.
- Bate-papos com companheiros e colegas
- Estágios- fracasso.
Exemplos de pressão: Nos últimos anos vem aumentando a pressão, exercida pela sociedade, sobre as empresas que não respeitam o meio ambiente. Por esta razão, aliada a