Fundamentos teóricos e metodológicos
Polo – Pirassununga/SP
Curso: Serviço Social / 4º semestre.
Disciplina: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológico do Serviço Social III
Tutora Presencial: Prof.ª Josiara Teixeira da Silva
Tutor EAD: Prof.ª Ma. A. S. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
OBJETIVO
Discutir de forma clara e objetiva o campo de atuação do Assistente Social no mundo contemporâneo, levando em consideração os perfis pedagógicos que contribuem para a organização cultural da prática profissional.
METODOLOGIA
Antes de iniciarmos a elaboração de mais este desafio, vale ressaltar que não é a primeira vez que discutimos a importância do serviço social, bem como seu surgimento e sua evolução ao longo da história, trata-se, portanto da continuação de discussões anteriores no âmbito de finalizar o ciclo de temas abordados em aula sobre o assunto.
Dessa forma partimos da análise de trabalhos já realizados em semestres anteriores nas disciplinas de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I e II, onda já havíamos discutido a busca por uma modernização conservadora que rompesse com o tradicionalismo da época, através do processo de renovação do Serviço Social no Brasil pós 64.
INTRODUÇÃO
Vimos que a origem do Serviço Social se dá a partir da pedagogia da “ajuda” relacionada às ações de caridade da Igreja Católica, o que segundo [SANTOS]: “(...) deu um aspecto ‘humanista’ à profissionalização desta área, perfil este que foi incorporado no início do século passado, pelo Serviço Social desenvolvido no Brasil”.
Segundo o autor, este fato levou a profissão durante anos a exercer uma atividade apenas assistencialista, cuja preocupação com o próximo era única e exclusivamente baseada na pedagogia da “ajuda”, função, que de certa forma qualquer pessoa que tivesse um mínimo de preocupação com o próximo poderia exercer.
O fato é que com o