fundamentos teoricos metodologicos
Centro de educação a distancia
Curso superior serviço
Curso: Serviço Soc
Disciplina:
FUNDAMENTOS HISTORICOS TEORICOS E METODOLOGICOS DO
SERVIÇO SOCIAL
Abril/ 2013
Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II
Por volta da metade do século XX o serviço social brasileiro embora estivesse vivendo um processo de rompimento com a concepção filantrópica oriunda da tradição católica se via agora calçada no funcionalismo norte-americano.
O fato é que a profissão, tanto em seus primordiais, como nas décadas posteriores estava atrelada aos interesses da classe hegemônica da nação nos diferentes estágios do sistema capitalista em seu desenvolvimento nacional.
A reconceituação do serviço social esta ligada ao circuito politico na década de 60. O que vai demandar da função da profissão na superação das expressões da questão social e nas relações sociais como aumento da sua clientela pauperizada, principalmente com o colapso dos acordos políticos do pós-guerra e o surgimento de novos atores do cenário politico. Nesse movimento é que os profissionais do serviço social se unem para a renovação da profissão com o I seminário latino-americano de serviço social, em Porto Alegre em maio de 1965. E consequentemente o de Araxá-MG em (1967), esse evento reuniu 38 assistentes sociais que propôs ações profissionais mais vinculados a realidade social e politica do pais . produzindo o documento de Araxá.
Três anos mais tarde (1970) realiza-se em Teresópolis (RJ), um seminário para estudar a ‘’ metodologia do serviço social’’ o evento reuniu 35 assistentes sociais que divididos em dois grupos, inseriam a metodologia empregada dentro de um esquema cientifico e introduziram algumas mudanças na terminologia tradicional ao contrario do seminário de Araxá, o que
Teresópolis não produziu um documento final e o centro brasileiro de cooperação e intercambio de serviço sociais instituição responsável pelo