SERVIÇO SOCIAL
A importância do serviço social nos dias atuais
Nos dias atuais existe a necessidade de se ter um profissional qualificado e que seja capaz de executar políticas sociais públicas de maneira que seja dada uma atenção especializada ao caso. A divisão técnica e social do Estado e da sociedade em geral estão em constante mudança, alterando a forma de organização e gestão do trabalho coletivo, o que mostra a necessidade da especialização do assistente social.
Faz-se importante uma inter-relação entre todas as organizações públicas e uma interação entre o assistente social e o meio que estamos, onde atualmente muitos cidadãos encontram-se em situações de pobreza e precisam de auxílio. Além do direcionamento do assistente social ser para o fomento de certas carências e execução dessas políticas, visualiza-se a necessidade da participação destes na função gerencial, seja dessas políticas como em serviços e pessoas.
O serviço social passa a ser a base para as relações sociais e mecanismos constitutivos para ações sociais definidas nas políticas públicas sociais, sendo seu papel e suas funções essenciais para o desenvolvimento de ações educativas em situações problema dos indivíduos.
Antes essa profissão era vista como auto explicativa, ou seja, do próprio interior, essa concepção partia do pressuposto de que era simples agir em situações de certas carências que estavam explicitas, mas não, é importante fazer um levantamento, uma pesquisa, ter uma estatística, ter noção do que fazer, como fazer, fazendo uma classificação de critérios e triagem das situações que demandam mas urgência.
Por fim, o serviço social cria novas condições para a sociedade, diante das demandas repassadas a esses profissionais que faz com que exista uma rede de proteção social, criando uma rede de serviços necessária ao atendimento direto da população.
Portanto o assistente social de hoje tem muitos desafios da atualidade, no século xx surgiu o serviço social como uma