O que determina as atitudes dos consumidores
A atitude é um dos fatores mais importantes dentro do comportamento do consumidor, pois a atitude é a categorização de algo em um continuo avaliativo ou seja, as atitudes são predisposições adquiridas que levam os indivíduos a agirem de modo favorável ou desfavorável, um composto de crenças e sentimentos (Missagia, 2012). A atitude pode ser considerada como um fator que pode afetar as ações e o processo de decisão de compra dos consumidores. Para Fishbein e Ajzen (1975) as crenças de um indivíduo sobre um objeto referem-se a algum atributo desse objeto. Como as atitudes surgem a partir das crenças, elas refletem a avaliação individual de algum atributo do objeto.
É possível identificar inúmeros modelos de atitude usados na área de marketing, muitos deles vindos da psicologia como a Teoria da Ação Planejada (Theory of Planned Behavior, ou TPB) o qual busca estudar como ocorre a formação das atitudes, Missagia (2012) fala que de acordo com essa teoria as atitudes surgem em função das crenças dos indivíduos e atuam como antecedentes de intenções comportamentais.
Dentre esses modelos de atitude há o modelo de multiatributo desenvolvido por Fishbein e Ajzen que procura elucidar a relação entre atitude e a marca. Nele, há três componentes, a saber: cognitivo, afetivo e conativo.
De acordo com Schiffman e Kanuk(2000):
O cognitivo consiste na elaboração de pensamentos e a experiência adquirida através das informações disponíveis, esse componente examina as crenças dos consumidores para com a marca e/ou produto;
O afetivo refere as emoções ou sentimentos do indivíduo geradas com base na experiência afetiva da circunstância;
O conativo está relacionado a probabilidade de premeditar a tendência de um comportamento específico do indivíduo no que diz respeito a atitude.
Segundo Blackwell, Engel e Miniard (2005), a eficácia da propaganda em criar atitudes positivas em relação a um produto marca ou objeto vai depender, normalmente, das atitudes dos