O comportamento do consumidor
O comportamento do consumidor é, muitas vezes, erroneamente considerado como útil apenas para as empresas grandes e sofisticadas. Nada pode estar mais distante da verdade. Acima de tudo, o comportamento do consumidor pode ensinar companhias de todos os tamanhos sobre os padrões de consumo de seus clientes, assim como as influências internas e externas que afetam os seus consumidores.
O que é Comportamento do Consumidor, e por que é tão Importante?
O comportamento do consumidor representa o estudo dos indivíduos e das atividades que ocorrem para satisfazer suas necessidades compreendidas. Esta satisfação advém dos processos usados para selecionas, assegurar e usar produtos e serviços quando os benefícios recebidos destes processos atendem ou superam as expectativas dos consumidores.
Em outras palavras, quando um indivíduo compreende que tem uma necessidade, o processo psicológico inicia a decisão do consumidor. Através deste processo, o indivíduo predispõe-se a buscar meios de satisfazer a necessidade que identificou. Este processo inclui os pensamentos, sentimentos e comportamento do indivíduo. Quando o processo se completa, o consumidor é colocado diante da tarefa de analisar e digerir todas as informações, o que determina as ações que tornará para satisfazer a necessidade.
Para simplificar a explicação ainda mais, você pode pensar sobre o comportamento do consumidor como o processo que determina o porquê, o quê, quem, quando e como um consumidor compra. O comportamento do consumidor responde as seguintes questões:
Por que os consumidores compram?
Os consumidores compram por verias razões, dentre elas:
• Para reforçar conceitos próprios;
• Para manter seus estilos de vida;
• Para tornar-se parte de um grupo ou ganhar aceitação de um grupo ao qual pertencem;
• Para expressar sua identidade cultural.
Quais os fatores internos e externos influenciam suas compras?
Cada