O Que Anencefalia
Anencefalia é uma má formação do cérebro do feto durante a gravidez, geralmente durante os 23º e 26º dias da gestação. Essa anomalia impede que o sistema nervoso central seja desenvolvido corretamente, sendo o cérebro e a calota craniana grosseiramente malformados. O cérebro e o cerebelo são reduzidos ou inexistentes e o tecido cerebral é frequentemente exposto (não coberto por osso ou pele). A criança, quando nasce com vida geralmente é cega, surda e inconsciente, e sua expectativa de vida é de apenas algumas horas e às vezes poucos dias após o nascimento.
Na prática, a palavra "anencefalia" geralmente é utilizada para caracterizar uma má-formação fetal do cérebro. Nestes casos, o bebê pode apresentar algumas partes do tronco cerebral funcionando, garantindo algumas funções vitais do organismo.
Etimologicamente analisando a palavra “anencefalia” (an + encéfalo), em grego significa privação de cérebro, ou seja, an significa “privação de”, e encéfalo (enckephalos no grego) significa cérebro, portanto anencefalia é o feto “privado de cérebro”.
2 - Sinais e sintomas
A gravidez de um bebê anencéfalo pode apresentar complicações. Pode haver acúmulo de líquido amniótico noútero, devido a não deglutição do líquido da bolsa amniótica pelo feto anencéfalo, já que este tem menos reflexos. Se o bebê com anencefalia chega a nascer, ele geralmente é cego, surdo, inconsciente e incapaz de sentir dor, sendo, portanto, inviável.
Os fetos anencéfalos podem assumir posições anômalas, dificultando o parto, já que o fenômeno físico do parto precisa do crânio. O ombro deles, não se sabe o porquê, é maior. E ainda existe o risco de não contração uterina após o parto levando a hemorragias no pós-parto, o que pode colocar a vida da mulher em risco.
3- Diagnosticos
Em 100% dos casos, o diagnóstico é dado por meio de ultrassonografia, não havendo margem de erro.
Como o médico diagnostica a anencefalia?A anencefalia pode ser diagnosticada ainda no útero, por