Anencefalia
DENISE DELMONDE MEDEIROS
ESTUDO DA ANENCEFALIA RELACIONADO À ANATOMIA, EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA. (ou: ANENCEFALIA: UM ESTUDO ANATÔMICO, EMBRIOLÓGICO E HISTOLÓGICO.)
Teresina, 2012.
DENISE DELMONDE MEDEIROS
ANENCEFALIA: UM ESTUDO ANATOMICO, EMBRIOLOGICO E HISTOLOGICO.
Pesquisa apresentada a professora Ana Amélia de Carvalho Melo Cavalcante para conclusão da disciplina de síntese integrada do curso de medicina da Uninovafapi.
TERESINA, 2012.
Medeiros, D.D. Anencefalia: Um estudo anatômico, embriológico e histológico. Centro Universitário da Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí. 2012.
RESUMO
Este artigo possui informações de um estudo feito sobre a anencefalia, doença que aumenta 5% o risco de incidência a cada gravidez subsequente. O tema encontra-se relacionado com as matérias: Embriologia, Anatomia e Histologia. A escolha do assunto deve-se ao interesse dos pesquisadores, e a relevância social do mesmo.
Palavras-chave: Anencefalia, Embriologia, Anatomia, Histologia.
ABSTRACT
This article includes information from a study done on anencephaly, a disease that increases 5% the risk of incidence for each subsequent pregnancy. The theme is related matters: Embryology, Anatomy and Histology. The choice of subject is due to the interest of researchers, and social relevance of it.
Keywords: Anencephaly, Embryology, Anatomy, Histology.
1. INTRODUÇÃO
Define-se anencefalia como uma má formação originada em decorrência de um erro na neurulação, que ocorre entre a 3º e a 5º semana de desenvolvimento, e implica na ausência ou formação defeituosa dos hemisférios cerebrais. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o quarto país do mundo com maior prevalência de nascimentos de fetos anencefálicos. Essa má formação atinge 1 a cada