Para O PCN
Quando se fala em meio ambiente, há muitas informações, valores e procedimentos aprendidos no cotidiano dos alunos. Tudo isso deverá ser trazido e debatido nos trabalhos escolares para que se estabeleçam as relações entre esses dois universos no reconhecimento dos valores expressos por comportamentos, técnicas, manifestações artísticas e culturais. Além disso, o educador precisa buscar informações nos meios de comunicação, como o rádio, a TV e a imprensa, pois estes constituem uma importante fonte de informações para os alunos sobre o meio ambiente.
No entanto, é imprescindível os educadores relativizarem essas informações, muitas vezes transmitidas de forma equivocada pela mídia, ao mostrar que elas traduzem um posicionamento diante da realidade e que é possível haver outros. Essa postura crítica é muito importante para que os alunos reavaliem essas mesmas informações, percebendo os vários determinantes da leitura, os valores a elas associados, além daqueles trazidos de casa. Isso os ajuda a agir com visão mais ampla e, portanto, mais segura ante à realidade que vivem.
Da mesma forma, é necessário que os professores busquem com os alunos outras fontes, enquanto desenvolvem suas atividades, por meio da pesquisa em livros e do levantamento de dados, conversando com os colegas das outras disciplinas, ou convidando pessoas da comunidade, como professores especializados, técnicos de governo, lideranças, médicos, agrônomos, moradores tradicionais que conhecem a história do lugar, entre outros.