pcn de historia
Na aprendizagem de história do PCN ele descreve como ocorre a concepção de ensino, onde os fatos históricos podem ser entendidos como ações humanas significativas, escolhidas por professores e alunos, para análise de determinados momentos históricos. PCN também cita a importância de escolhas didáticas coerentes para facilitar a compreensão de vários fatos. E ainda os personagem da historia do PCN desenvolvem ações individuais ou de grandes valores reconhecidos que podem ser considerado o sujeito da história por tornarem se significativa para os estudos históricos. Esses sujeitos históricos podem ser trabalhadores, patrões, escravos, reis e entre outros. E por outro lado o conceito do tempo histórico pode está limitado ao tempo cronológico, que se refere ao presente ao passado futuro e bem diretamente a calendários e datas que pode ser apreendidos a vivência pessoais, já os níveis de durações está relacionado a percepção das mudanças ou permanência nas vivência humana, que nos acontecimentos pontuais, e quer nos acontecimentos de durações mais longas e ainda em acontecimentos de longuíssimo tempo como aqueles que perduram por diversas gerações e atravessam séculos. Por isso a importância de que a escolha metodológica oriente o trabalho buscando relacionar e comparar a realidade presente com os momentos significativos do passado, permitindo assim, uma compreensão da dimensão histórica.
OBJETIVOS DE HISTÓRIAS
Para que essa compreensão ocorra de fato, o PCN estipula alguns objetivos gerais e para o primeiro ciclo e segundo ciclo, que os alunos deverão ser capazes de ler e compreender. Entre os objetivos gerais, podemos destacar os seguintes:
1. Identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços;
2. Questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo formas de atuação políticas institucionais e organizações coletivas