O quarto mundo
CURSO DE DIREITO
THAÍS MONTEIRO CARVALHO
O QUARTO MUNDO
ARACAJU
2012
THAÍS MONTEIRO CARVALHO
O QUARTO MUNDO
Nota:
OBSERVAÇÃO
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
« A miséria não é obra do destino. É obra dos homens e só os homens a podem destruir. »
Padre Joseph Wresinski
O Movimento ATD Quarto Mundo põe em obra e dá seguimento à maneira de pensar, à atitude de compromisso a ter na luta contra a miséria iniciadas pelo Padre Joseph Wresinski, seu fundador, ele mesmo nascido no seio de uma família muito pobre.
Assim sua maneira de reflectir e de agir ficou marcada pela experiência de humilhações e de vergonha que conheceu, quando menino, junto de sua mãe e irmãos. Aí, seu pensamento começou a ser moldado por um profundo conhecimento da maneira como os mais pobres resistem, no dia-a-dia, para garantirem a sua dignidade.
Em 1956, o Padre Joseph Wresinski foi ao encontro de 252 famílias agrupadas num bairro de lata, em Noisy-le-Grand, perto de Paris. Deste modo, ele, que já tinha encontrado a possibilidade de sair do mundo da miséria , decidiu empenhar-se junto das famílias mais pobres, noite e dia, guardando-lhes uma fidelidade sem falhas.
«Fiquei possuído pela ideia de que estas famílias nunca sairiam da miséria enquanto não fossem acolhidas no seu conjunto, como um povo nos sítios, onde os outros homens se debatem e tomam decisões. Prometi que se ficasse junto delas, faria tudo, para que estas famílias pudessem subir os degraus do Vaticano, do Eliseu, da ONU...»
Uma vez em Noisy-le-Grand, opõe-se