Contrato de Leitura
O Quarto de Jack
Maria João Armés
10º J; Nº 21
1. Edição
Título da Obra – O Quarto de Jack (traduzido) ; Room (original)
Páginas – 332
Edições – Agosto de 2010 (1ª) ; Setembro de 2011 (em Portugal)
Traduções – 35 línguas
Número de Vendas – Mais de 2 milhões de cópias
2. Autora
Nome – Emma Donoghue
Local de Nascimento e Vida – Nasceu a 24 de Outubro de 1969 em Dublin, na Irlanda, sendo a filha mais nova de oito irmãos. Os seus pais eram católicos devotos e conservadores. Emma Donoghue viveu durante vinte anos no seu país natal até se mudar para Inglaterra, para estudar em Cambridge. Ela tirou um curso de Inglês e de Francês, que terminou com distinção e tirou também um mestrado em Inglês. Mudou-se depois para o Canadá e, mais recentemente, para França, onde vive com a sua companheira e os dois filhos. Foram exatamente os dois filhos que a inspiraram e ajudaram a escrever o livro.
Outros Aspetos Importantes – O Quarto de Jack é o seu título mais conhecido, mas a sua carreira como escritora conta com mais alguns bestsellers. Ganhou/ foi nomeado para cerca de 17 prémios, sendo os mais importantes o facto de ser finalista do Booker Prize e ter sido escolhido pelo New York Times um dos melhores 6 livros de 2010.
3. Contexto
Produção – O livro foi escrito recentemente, logo numa era moderna, mas o que realmente o influenciou foi o enorme escândalo do caso Fritzl, em 2008. Um pai austríaco aprisionou a sua filha durante 24 anos na cave e abusou-a sexual e fisicamente, tendo tido 7 filhos fruto desses abusos. A autora sentiu-se tocada pelo depoimento da mulher que fora aprisionada e no seu livro podemos ver várias semelhanças com o que aconteceu nesse caso verídico.
Receção da Obra – O livro foi um bestseller assim que saiu, tendo já vendido bem mais de 2 milhões de cópias. É um livro recomendado para jovens, mas curiosamente foram os adultos os principais leitores deste romance.
4. Estrutura
Externa –