serviço social
PROFA. MS. GIANE ALBIAZZETTI
A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO POLÍTICO NA MORDERNIDADE
E A IMPORTÂNCIA DA POLÍTICA EM NOSSA VIDA
Você já parou para pensar sobre a importância da política? Afinal, gostando ou não, querendo ou não, a política faz parte do nosso cotidiano, e interfere diretamente em nossa vida e nas relações sociais.
Em geral, e infelizmente, a maioria das pessoas pensa a política de modo bastante negativo, com argumentos do tipo: “não gosto de política”, “política é coisa de gente desonesta”, “todo político é corrupto”, “política é um negócio sujo”, e muitas outras afirmações com conotações parecidas com estas. Mas, política é algo muito maior, essencial para a organização da vida em sociedade.
Política é algo que está sempre presente em nossas vidas, interferindo no presente e no futuro. Na verdade, a política é um atributo essencialmente humano, isto é, todo homem é um ser político por natureza, e a história revela isso, pois a vida em sociedade exige relações de aproximação, acordos, regras de conduta, limites, e um amplo conjunto de valores e de normas que viabilizam o convívio social.
Pensem no seguinte: desde os primórdios da humanidade, o ser humano teve que vencer as adversidades naturais (animais mais fortes e eventos da natureza), criando estratégias de sobrevivência, e a mais efetiva de todas foi organizar-se em sociedades, em coletividades. No entanto, o homem também é um ser competitivo por natureza, e no convívio com os demais se revelam relações de poder e de hierarquia, que podem ser facilmente observadas em todos os grupos sociais, em todas as épocas da história. E é aqui que entra a política. Essa característica fundamental do ser humano – sua natureza associativa - já havia sido assinalada na Antiguidade pelo filósofo Aristóteles, que afirmava ser a convivência uma necessidade essencial do homem. Por outro lado, todo ser humano é essencialmente livre e cada um tem as suas próprias ideias,